ADVOCACIA DIGITAL, MARKETING JURÍDICO

Marketing jurídico: veja dicas para levar mais clientes para o seu escritório de advocacia

Em tempos de internet e redes sociais, engajar os clientes pode ser uma tarefa desafiadora. No entanto, com as estratégias adequadas, é possível transformar essas plataformas em aliadas poderosas para o crescimento do seu escritório de advocacia. Sabia que é possível utilizar o marketing jurídico a favor do seu escritório de advocacia?

Hoje vamos dar algumas dicas que vão te ajudar nesta tarefa e mostrar como é possível atrair mais clientes para o seu negócio. Continue lendo.

Regras para o marketing jurídico

Antes de iniciar sua estratégia de marketing jurídico, é fundamental lembrar que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estabelece regras específicas para a divulgação de serviços por advogados e escritórios de advocacia. Essas regulamentações estão previstas no Estatuto do Advogado (Lei n. 8.906/1994), no Código de Ética e Disciplina da OAB (Resolução n. 02/2015) e no Provimento n. 205/2021, do Conselho Federal da OAB (CFOAB).

Embora seja essencial consultar um conteúdo específico sobre o tema clicando aqui, também oferecemos um resumo que pode orientá-lo.

É permitido:

  • Criar e divulgar conteúdos, palestras e artigos com caráter informativo, desde que estejam em conformidade com as normas do Código de Ética e Disciplina e o Provimento 205/2021 (destacando-se que a ostentação vinculada à profissão não é permitida);
  • Patrocinar conteúdos nas redes sociais, desde que não sejam considerados publicidade direta de serviços jurídicos;
  • Realizar lives ou transmissões ao vivo, desde que o conteúdo respeite as normas éticas mencionadas;
  • Utilizar chatbots (robôs de auto resposta) para facilitar a comunicação ou prestação de serviços jurídicos;
  • Manter um website para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de primeiras informações ou documentos.

NÃO é permitido:

  • Realizar promoções mercantis, como ofertas, sorteios, frases persuasivas, promessas de ganhos financeiros, uso de gratuidade para atrair clientes, oferecer brindes e outras práticas similares;
  • Divulgar listas de clientes como forma de publicidade;
  • Veicular anúncios ostensivos em plataformas de vídeo;
  • Enviar cartas e comunicações (mala direta) sem autorização prévia do cliente, com a ressalva de que o conteúdo não pode ter caráter mercantilista;
  • Recorrer a “pseudo notícias” (ou matérias compradas) em veículos para promover o advogado ou escritório de advocacia;
  • Usar conteúdo depreciativo em relação à advocacia, mesmo que em tom jocoso, como os “memes”.

Seguir essas diretrizes é crucial para garantir uma abordagem ética e legalmente correta para você construir o seu marketing jurídico sob os princípios da transparência, que possibilitem a busca não só de clientes, mas dos clientes certos para o seu negócio.

Dica 1: Pense como o seu cliente

Sabemos que compreender a mente humana costuma ser complicado, especialmente ao oferecer um produto ou serviço. No entanto, tentar pensar como o seu cliente pode ajudá-lo a identificar melhor os tipos de conteúdo e materiais que podem auxiliá-los em suas dúvidas.

Por exemplo: alguém interessado em saber sobre aposentadoria especial provavelmente estará buscando conteúdos específicos sobre esse tema, que forneçam informações de forma acessível, como requisitos de tempo de contribuição e quais profissões estão incluídas nesse benefício.

Lembre-se também de que as pessoas esperam que o seu serviço cumpra o que promete. Portanto, não deixe de oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes e de corresponder às expectativas criadas na divulgação do seu produto.

Dica 2: Crie conteúdos de valor

Uma vez compreendido o que pode ser publicado de acordo com as regras da OAB e o que o seu cliente espera em relação ao serviço que será prestado, é hora de criar conteúdos que se comuniquem com ele.

Como mencionado anteriormente, é crucial ter uma compreensão do que as pessoas procuram ao buscar algum tipo de conteúdo que seja relevante para o momento em que estão vivendo.

Redes sociais como Instagram e TikTok valorizam vídeos curtos que ofereçam informações pertinentes para o espectador. Enquanto isso, sites e blogs são meios onde as pessoas buscam conteúdos mais aprofundados e completos.

Assim, ao conhecer o cliente e compreender onde ele está presente ou como foi encontrado, torna-se mais fácil planejar os meios e conteúdos para alcançá-lo.

Dica 3: Marketing não se trata apenas de internet

É evidente que, sem as redes sociais e um bom site, torna-se mais complicado para as pessoas conhecerem ou encontrarem os serviços do seu escritório de advocacia.

No entanto, ao oferecer um atendimento de qualidade ao seu cliente, isso também pode se tornar uma forma de marketing a seu favor, pois ele pode recomendar seus serviços a familiares, amigos ou conhecidos.

Portanto, lembre-se de que um atendimento cordial e o cuidado com essas pessoas em todos os momentos em que elas estiverem presentes no seu escritório ou durante as reuniões online podem aumentar os níveis de satisfação e se tornar uma forma de publicidade para o seu negócio.

Além disso, outras estratégias voltadas para a experiência do cliente, como a personalização do atendimento, também são importantes para criar uma boa impressão e fortalecer o marketing jurídico realizado pelo seu escritório.

Dica 4: Invista em anúncios online

Produzir conteúdo orgânico é importante nas redes sociais, mas nem sempre isso garante que você alcançará seu público-alvo. Levando isso em consideração, é fundamental reservar uma verba para investir em anúncios em plataformas digitais como o Meta (Facebook e Instagram) e o Google Ads.

Além disso, considere a implementação de uma estratégia de SEO, que é uma das maneiras de posicionar seu site nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, como o Google. Você pode aplicá-la tanto em seu site quanto em seu blog, lembrando-se sempre de que a qualidade do seu conteúdo é crucial nesse contexto.

Dica 5: Utilize um software jurídico para auxiliá-lo

Manter uma gestão eficiente dos processos do seu escritório de advocacia e realizar uma administração financeira adequada também contribui para o sucesso do marketing jurídico. Com um software jurídico, é possível lidar eficazmente com tarefas como prazos de atendimento, facilitar pagamentos e gerenciar os gastos com a divulgação dos seus serviços. Ao automatizar esses processos, você ganha tempo e recursos para focar na qualidade do serviço prestado e na satisfação do cliente, o que por sua vez fortalece a reputação do seu escritório e aumenta sua visibilidade no mercado jurídico.

Com o Control JUS é possível realizar essas e outras atividades, além de conseguir analisar dados em tempo real sobre a sua operação em qualquer lugar que você estiver com acesso a internet, seja em smartphones, computadores ou tablets.

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